O clima é um elemento importante porque exerce influência direta na vegetação, nos animais e se reflete na mudança das paisagens dos lugares.
No estado de São Paulo predomina o clima tropical, que se caracteriza por apresentar verões quentes e chuvosos e inverno seco e pouco frio.
As temperaturas variam de acordo com o relevo (altitude), a proximidade com o mar e a latitude. O clima tropical úmido abrange a área litorânea, sendo quente e chuvoso o ano todo. O tropical de altitude se caracteriza por ter verão com temperaturas amenas e inverno rigoroso e seco. O subtropical que aparece na região limítrofe com o estado do Paraná apresenta verões quentes, inverno com temperaturas mais baixas e chuvas bem distribuídas ao longo do ano.
Alguns fatores, como altitude, maritimidade (proximidade com o mar), entre outros, influenciam no tipo climático. As atividades humanas também podem afetar o clima, como por exemplo: efeito estufa, chuva ácida, ilha de calor, inversão térmica.
Chuva ácida - é uma consequência da poluição do ar. As substâncias liberadas pela queima de carvão e de óleo dos combustíveis de carros, em contato com a água na atmosfera reagem formando ácidos que caem em forma de chuva prejudicando lavouras e rios.
Ilha de calor - é um fenômeno típico dos grandes centros urbanos onde há concentração de asfalto, áreas construídas (edificações), pouca vegetação, ocasionando temperaturas mais elevadas, pois o concreto absorve o calor que fica retido por mais tempo, diferente do que acontece nas regiões rurais ou com mais vegetação, que facilita o processo de evaporação amenizando as temperaturas.
Inversão térmica - fenômeno climático que ocorre principalmente nas grandes cidades com alto índice de poluição. Esse processo ocorre quando o ar frio é impedido de circular por uma camada de ar quente (mais leve), provocando uma alteração na temperatura. Assim a camada de ar frio (mais densa) fica retida numa região mais próxima da superfície com grande concentração de poluentes e não se dispersa, fica acumulada, por isso este fenômeno é mais comum no período de inverno e provoca muitos danos à saúde da população, como: asma, bronquites, mal-estar.
Efeito estufa - é um fenômeno natural responsável pelo aquecimento do planeta, cujo objetivo é manter o equilíbrio da temperatura para que a Terra não resfrie abruptamente. Porém, a ação humana tem agravado este fenômeno com a produção do gás carbônico (CO2) expelido pelos combustíveis de carros, caminhões, chaminés das fábricas, queimadas, que sobem para a atmosfera formando uma camada que bloqueia a dissipação do calor.
Clima do estado de São Paulo
Campos do Jordão está situada na Serra da Mantiqueira a 1 628 m de altitude em relação ao nível do mar, por isso apresenta invernos com temperaturas baixas e verão com temperaturas amenas. É a influência do relevo, pois a cada 200 m que subimos a temperatura do ar diminui aproximadamente 1 oC.
Peruíbe tem clima quente e chuvoso – tropical úmido.
Araçatuba tem verões quentes e inverno seco, características do tipo climático tropical.
Itapeva tem verões quentes e inverno com temperaturas mais baixas.
Inversão térmica – formação de camada cinza na atmosfera. São Paulo (SP).
Versão Light:
Menu Simplificado para Celular
Top 100:
Páginas mais acessadas nos últimos 30 dias.
By Sanderlei Silveira
© 2023 - Sanderlei Silveira. Todos os Direitos Reservados. | Política de Privacidade